sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Vídeo: Audiodescrição Tema: O girassolzinho

 Vídeo: Audiodescrição
Tema: O girassolzinho 




O vídeo é de curta metragem, possui uma boa sonoridade e permite ao aluno com baixa visão ou com cegueira utilizar a imaginação e criatividade. Pode também ser trabalhado com a finalidade de desenvolver a capacidade dos alunos com baixa visão ou cegueira no que diz respeito: a interação, a socialização, e aquisição de conhecimentos ( cores, movimentos corporais, sons, imaginação, dramatização, outros). 

domingo, 20 de outubro de 2013

O uso de jogos e brincadeiras com alunos com Deficiência Intelectual


O uso de jogos e brincadeiras com alunos com
Deficiência Intelectual

O uso do lúdico possibilita que a criança com deficiência intelectual se torne cada vez mais autônoma, melhorando sua autoestima e a consciência corporal.
Durante a realização do jogo, a criança estimula o pensamento através da ordenação do tempo, espaço e movimento, como também aprende a respeitar as regras. Desenvolve o cognitivo, o emocional, o motor, a memorização e atenção, construindo, assim o seu conhecimento.
O professor de AEE e o professor de sala de aula comum podem intervir de forma que o aluno seja estimulado a articular o movimento corporal, socializar-se e a desenvolver o aspecto emocional e a sua autonomia em contato com seus colegas.
A criança com deficiência intelectual, relaciona-se melhor se desde cedo estiver em  contato com o lúdico, já que o uso do brinquedo visa o desenvolvimento cognitivo e permite o crescimento e  amadurecimento.

                                                          
                 


                                                 JOGO: VAI E VEM


VAI E VEM Edição 5 de Dezembro de 2001 da Revista Jogos Cooperativos, pág. 12 Recreação criada por Darcy Moraes G. de Oliveira e Agnailde da Silva Pereira, a partir do movimento rítmico sugerido pelo brinquedo Vai e Vem.
 Objetivo do Jogo: Adequar o movimento proposto pelo brinquedo a cadência rítmica-melódica da música, apresentada.
 Propósito:  Neste jogo os participantes vivenciam o ajuste do ritmo individual ao coletivo, criando coreografias que vão se complementando. Respeito e Paciência com o tempo e execução do movimento do outro. Adaptabilidade do ritmo individual ao coletivo. Alegria na realização do Jogo-dança e na construção do brinquedo que estimula e auxilia na superação de limites.
 Recursos:  Espaço amplo ( vazio ), onde os grupos possam brincar com o Vai e Vem e também formar um grande círculo para dançar. Garrafas PET Argolas coloridas Corda de nylon Fita durex colorida Número de Participantes:  O número de participantes pode variar de 8 a 40, dependendo do espaço físico.
 Duração:  Serão necessários 20 minutos para a confecção do brinquedo e 30 minutos para a dinâmica.
Descrição:  Dinâmica para formação de duplas:

 1.Cartões com palavras em pares:
 Os cartões são espalhados pelo chão, bem separados um do outro e com a palavra escrita virada para baixo. Ao som da música apresentada o grupo caminha por entre os cartões observando a melodia e o movimento rítmico sugerido pela mesma. Ao sinal combinado, cada um pega o cartão que está mais próximo de si, continua caminhando e mostrando a palavra para o grupo, para que os pares se formem juntando-se as duplas que tiverem cartões com palavras iguais.

 2.Construção e decoração do brinquedo – Vai e Vem Cortar as garrafas aproximadamente 17cm a partir do gargalo. Unir as duas partes do gargalo encaixando-as uma por dentro da outra Passar as duas cordas de nylon pelos gargalos Amarrar em cada extremidade das cordas de nylon uma argola plástica Decorar com fita durex colorida 

domingo, 8 de setembro de 2013

Tecnologia Assistiva

 Teclado Expandido e Programável 
É utilizado para resolver os problemas de baixa visão e de dificuldades motoras apresentadas pelo aluno.
Esse recurso permitirá ao aluno com deficiência física e/ou com baixa visão, desenvolver habilidades cognitivas, motoras e outras.

domingo, 4 de agosto de 2013

O professor da sala do AEE

Texto: O professor da sala do AEE.

         O professor do AEE na escola tem um papel importantíssimo de contribuir para que a inclusão aconteça, pois ele irá interagir e facilitar o trabalho do professor na sala de aula regular. Ele irá também complementar/suplementar a formação do aluno com conhecimentos e recursos específicos, fazendo com que a inclusão exista dentro da escola.
         Esse professor, deve está aberto para articular com todo os funcionários da escola, visando unicamente um ensino de qualidade para os alunos com necessidades especiais.
         Segundo Mantoan (Inclusão escolar: pontos e contrapontos, p.1oo), enfatiza: “É absolutamente necessário que o professor especializado se atenha à sua função complementar, oferecendo ao aluno com deficiência instrumentos que lhe deem condições de ultrapassar as barreiras que sua deficiência pode impor à construção de conhecimentos curriculares nas turmas regulares”.
         Dentro de suas articulações, o Estudo de Caso é o ponto de partida para que o professor do AEE conheça melhor o aluno com quem irá trabalhar, e que seu planejamento  abranja de forma mais ampla e significativa as atividades que irão ser elaboradas dentro das necessidades específicas de cada aluno. Por isso, há a necessidade também de envolver a  família do aluno e o próprio professor da sala de aula regular.
         O plano do AEE vai permitir que o professor do SRM (Sala de Recurso Multifuncional), escolha os recursos, equipamentos, apoio mais adequados para que as dificuldades que o aluno enfrenta sejam eliminados, ou melhorados, tanto na sala de aula como também no seu convívio social. Durante a construção do plano do AEE, o professor irá reconhecer as necessidades e habilidades do aluno, para a partir dai elaborar o seu planejamento de atendimento e quais os materiais que serão produzidos, bem como a frequência do aluno aos atendimentos, entre outros dados coletados para o plano.   Esse plano é flexível e pode passar por modificações caso haja necessidade.
 Mediante a elaboração do Plano do AEE, o professor também se tornará habilitado adquirindo novos conteúdos e recursos que irão expandir seu conhecimento para uma melhor atuação na Sala de Recurso Multifuncional.

quarta-feira, 22 de maio de 2013

AEE_EAD_2013_Pesquisa



PESQUISA SOBRE A INCLUSÃO ESCOLAR E A OFERTA DO AEE NO MUNICÍPIO E NA ESCOLA

Nome do Cursista: Cícera Damiana Braga
Número da Turma:
Estado / Município Polo: Natal
Estado / Município Abrangência: Parnamirim
Nome da Escola: Escola Municipal Profª Ivanira Paisinho
Estado / Município da Escola: Parnamirim
Data(s) da realização da pesquisa: 10.05.2013

DADOS SOBRE O MUNICÍPIO

1. Quantas salas de recursos multifuncionais existem em seu Município?
1.(  )
2.(  )
3.(  )
4.(  )
5.(  )
Mais que 5.( x ) Quantas? _16____
2. Este número é suficiente para atender à demanda?
Sim (  ).
Não (  x). Quantas salas faltam? ___________

3. Em média, quantos alunos são atendidos em cada sala de recursos multifuncional no seu Município?
Menos de 10.
(  )

Entre 10 e 20.
( x )

Mais de 20.
(  )
Quantos? ____

4. O que define a organização do AEE oferecido nas salas de recursos Multifuncionais do seu município?
·         A formação dos professores em uma deficiência específica (intelectual, física, entre outras).
( x )
·         A formação do professor específica para o AEE.
(  )
·         A demanda de alunos.
(  )
·         Outros. Especifique: __________________
(  )
________________________________________

DADOS SOBRE A ESCOLA SELECIONADA

5. A escola selecionada para sua pesquisa pertence à:
Rede Municipal.
( x )
Rede Estadual.
(  )

6. Dos recursos de tecnologia assistiva abaixo, responda às questões assinalando com x na tabela, tendo como referência a escola selecionada para a pesquisa. Para cada linha assinale as alternativas correspondentes.
OBS: Os recursos pedagógicos e de tecnologia assistiva listados abaixo ilustram algumas alternativas que poderão ser disponibilizadas aos alunos, a partir do trabalho nas salas de recursos multifuncionais (SRM). Assinale com X a primeira alternativa: se TEM ou NÃO TEM na Escola. Se TEM, assinale com X a segunda alternativa: se SÃO USADOS nas SRM ou NÃO SÃO USADOS. Caso não conheça alguns desses recursos, não responda a linha correspondente.


Tem na escola
Não tem na Escola

São usados nas SRM
Não são usados nas SRM
Engrossador para lápis, talheres, escova de dentes pincéis,...

x



Órteses para fixar lápis, pincel, talheres,...

X



Ponteira de boca ou de cabeça

X



Tesoura mola

X



Alfabeto móvel em vários tamanhos e materiais
x


x

Plano inclinado

x



Jogos com diferentes materiais e tamanhos apropriados aos alunos com deficiência física
x


x

Mobiliário adequado ao aluno com deficiência física envolvendo mesas reguláveis, cadeiras com adequação postural e cadeira de rodas.

x



Prancha de comunicação com símbolos gráficos, fotografias, palavras e letras.

x



Vocalizadores em vários formatos e modos de acesso ás mensagens.

x



Software para comunicação alternativa com símbolos gráficos

x



Software de Pranchas dinâmicas onde o computador se transforma em        ferramenta de voz



x



Teclados virtuais com varredura
x




Teclados de diferentes tamanhos e programáveis na sensibilidade e disposição/conteúdos de teclas

x



Colméia de acrílico para teclado
x



x
Mouses de diferentes formatos e programáveis em funções de teclas e sensibilidade





Dispositivo para movimentação e posicionamento de cursor pelo movimento de cabeça ou ocular





Acionadores de diferentes formatos que valorizam diferentes habilidades: pressão, tração, sopro, piscar, ......
x



x
Mouse com plug para entrada de acionador
x



x
Monitor de tela de toque

x



Software editor de texto com símbolos gráficos e retorno de voz

x



Software leitor de tela

x



Software de OCR para leitura de texto impresso





Software para ampliação de tela





Reglete
x



x
Alfabeto Braille em vários tamanhos e materiais
x



x
Caderno para escrita ampliada

x



Lupa com luz, manual ou de mesa

x



Lupa sem luz, manual ou de mesa
x



x
Lupa eletrônica

x



Guia para assinatura
x



x
Máquina de escrever em Braille

x



Impressora Braille

x



Sorobã

x



Calculadora com retorno auditivo

x



Bengalas dobráveis

x



Relógio com retorno auditivo ou relevo

x



Jogos com sinalização em Braille ou relevo
x



x
Jogos com sinalizações em libras, apropriados aos alunos com surdez
x



x
Sistema FM





CDs ou softwares em libras e português
x


x

Dicionário em libras
x


x

Softwares com banco de imagens para auxiliar o estudo da LIBRAS e do Português para alunos com surdez.

x




7. Quais são as ações da educação especial desenvolvidas na Escola selecionada para a pesquisa? Se for o caso, pode assinalar mais de uma opção.

·         Oferece o AEE.
(x  )
·         Promove formação continuada de professores de  AEE.
(  )
·         Promove formação continuada de professores da sala de aula comum.
(  )
·         Oportuniza acessibilidade nos espaços e materiais escolares.
( x )
·         Orienta as famílias.
( x )
·         Estabelece parceria com outros setores na comunidade.
(x  )
·         Outras. Especifique:
(  )
____________________________________________________________________________________________________________________________________

8. Em relação aos alunos que frequentam a sala de recursos multifuncionais:
·         Quantos são da escola selecionada para a pesquisa? _10____
·         Quantos são de outras escolas? 08____

9. No projeto político pedagógico da escola selecionada para a pesquisa está previsto a oferta do AEE?
Sim ( x ). De que forma? _ ____De ___forma que venha promover a inclusão e a capacitação dos profissionais que estão inseridos na mesma._______________________________________________________________________________________________________________
Não (  ). Por quê?
__________________________________________________________________________________________________________________________

10. Indique quais adequações físicas foram (estão sendo, serão) executadas na escola selecionada para a pesquisa. Assinalar:
                   1: para as ações que já foram realizadas
                   2: para as ações que estão em andamento
                   3: para as ações que ainda serão realizadas
                   X: Caso não identifique nenhuma adequação

·         Construção ou adequação de rampas.
( 1 )
·         Adequação de banheiros.
(1  )
·         Sinalização sonora.
(2  )
·         Alargamento de portas.
(1  )
·         Sinalização visual.
( 2 )
·         Sinalização tátil.
(2  )
·         Nenhuma adequação.   
(  )
Outros. Especifique:
(  )
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________

11. Quais são as ações desenvolvidas pelo profissional de AEE na SRM da escola selecionada para sua pesquisa?
Resposta: atender os alunos com necessidades ,favorecendo o seu desempenho( cognitivo, sensório-motor ,socialização e outros),contribuindo e socializando materiais para os professores das salas regulares e interagindo com a família dos alunos com deficiência.

12. O AEE contribuiu para a melhoria do desempenho do aluno que freqüenta esse serviço?
Não (  ). Por que? __________________________________________________________________________________________________________________________

Sim (x ). Em que?
___No desenvolvimento afetivo,cognitivo e na participação dentro da própria sociedade.______________________________________________________________________________________________________________________

13. Como o Professor de AEE se articula com o Professor da sala de aula comum para que ambos possam atender adequadamente as necessidades dos alunos que tem em comum?
Resposta: __Fazendo contatos através de telefonemas, email e visitação na escola atendida._________________________________________________
_____________________________________________________________

14. Qual a participação da família no AEE na escola selecionada para a pesquisa?
Resposta: __È bastante significativa ,pois a assiduidade dos mesmos em _procurar a melhoria dos seus filhos é bem nítida.________________________________________________
_____________________________________________________________

15. Em que período os alunos frequentam a sala de recursos multifuncionais da escola selecionada para a pesquisa?
·         No período oposto ao das aulas na sala de aula comum.
(x  )
·         No mesmo período em que frequentam as aulas na sala de aula comum. Justifique.
(x  )
___Alguns alunos são atendidos no mesmo horário,devido a distância e outros atendimentos que fazem no contra-turno._______________________________________________________________
__________________________________________________________________

16. Outras observações que você considera relevantes a partir da pesquisa realizada.