O uso de jogos e brincadeiras com alunos com
Deficiência Intelectual
O uso do
lúdico possibilita que a criança com deficiência intelectual se torne cada vez
mais autônoma, melhorando sua autoestima e a consciência corporal.
Durante
a realização do jogo, a criança estimula o pensamento através da ordenação do tempo,
espaço e movimento, como também aprende a respeitar as regras. Desenvolve o cognitivo,
o emocional, o motor, a memorização e atenção, construindo, assim o seu
conhecimento.
O
professor de AEE e o professor de sala de aula comum podem intervir de forma que
o aluno seja estimulado a articular o movimento corporal, socializar-se e a desenvolver
o aspecto emocional e a sua autonomia em contato com seus colegas.
A
criança com deficiência intelectual, relaciona-se melhor se desde cedo estiver
em contato com o lúdico, já que o uso do
brinquedo visa o desenvolvimento cognitivo e permite o crescimento e amadurecimento.
Objetivo do Jogo: Adequar
o movimento proposto pelo brinquedo a cadência rítmica-melódica da música,
apresentada.
Propósito: Neste jogo os
participantes vivenciam o ajuste do ritmo individual ao coletivo, criando
coreografias que vão se complementando. Respeito e Paciência com o tempo e
execução do movimento do outro. Adaptabilidade do ritmo individual ao coletivo.
Alegria na realização do Jogo-dança e na construção do brinquedo que estimula e
auxilia na superação de limites.
Recursos: Espaço amplo ( vazio
), onde os grupos possam brincar com o Vai e Vem e também formar um grande
círculo para dançar. Garrafas PET Argolas coloridas Corda de nylon Fita durex
colorida Número de Participantes: O número de participantes pode variar
de 8 a 40, dependendo do espaço físico.
Duração: Serão necessários 20 minutos
para a confecção do brinquedo e 30 minutos para a dinâmica.
Descrição:
Dinâmica para formação de duplas:
1.Cartões com palavras em pares:
Os cartões são espalhados pelo chão, bem
separados um do outro e com a palavra escrita virada para baixo. Ao som da
música apresentada o grupo caminha por entre os cartões observando a melodia e
o movimento rítmico sugerido pela mesma. Ao sinal combinado, cada um pega o
cartão que está mais próximo de si, continua caminhando e mostrando a palavra
para o grupo, para que os pares se formem juntando-se as duplas que tiverem
cartões com palavras iguais.
2.Construção e decoração do brinquedo – Vai e
Vem Cortar as garrafas aproximadamente 17cm a partir do gargalo. Unir as duas
partes do gargalo encaixando-as uma por dentro da outra Passar as duas cordas
de nylon pelos gargalos Amarrar em cada extremidade das cordas de nylon uma
argola plástica Decorar com fita durex colorida
Gostei muito da atividade e a fundamentação teórica! Será muito útil para as professoras da SRM !!!
ResponderExcluirCícera, excelente sugestão, pois de acordo com a descrição de Elan sobre sua aprendizagem ele necessita dessa estimulação "o lúdico" e a partir desta desenvolver habilidades necessárias á aprendizagem e crescimento pessoal e social.
ResponderExcluirO lúdico oferece possibilidades para o desenvolvimento do aprendizado da criança com Deficiência Intelectual. É através da manipulação dos objetos que as mesmas conseguem explorar o mundo exterior. O professor da sala de aula comum e SRM, precisam criar atividades que permita a inclusão dessa criança no contexto educacional.
ResponderExcluirSua postagem ficou ótima!