domingo, 20 de outubro de 2013

O uso de jogos e brincadeiras com alunos com Deficiência Intelectual


O uso de jogos e brincadeiras com alunos com
Deficiência Intelectual

O uso do lúdico possibilita que a criança com deficiência intelectual se torne cada vez mais autônoma, melhorando sua autoestima e a consciência corporal.
Durante a realização do jogo, a criança estimula o pensamento através da ordenação do tempo, espaço e movimento, como também aprende a respeitar as regras. Desenvolve o cognitivo, o emocional, o motor, a memorização e atenção, construindo, assim o seu conhecimento.
O professor de AEE e o professor de sala de aula comum podem intervir de forma que o aluno seja estimulado a articular o movimento corporal, socializar-se e a desenvolver o aspecto emocional e a sua autonomia em contato com seus colegas.
A criança com deficiência intelectual, relaciona-se melhor se desde cedo estiver em  contato com o lúdico, já que o uso do brinquedo visa o desenvolvimento cognitivo e permite o crescimento e  amadurecimento.

                                                          
                 


                                                 JOGO: VAI E VEM


VAI E VEM Edição 5 de Dezembro de 2001 da Revista Jogos Cooperativos, pág. 12 Recreação criada por Darcy Moraes G. de Oliveira e Agnailde da Silva Pereira, a partir do movimento rítmico sugerido pelo brinquedo Vai e Vem.
 Objetivo do Jogo: Adequar o movimento proposto pelo brinquedo a cadência rítmica-melódica da música, apresentada.
 Propósito:  Neste jogo os participantes vivenciam o ajuste do ritmo individual ao coletivo, criando coreografias que vão se complementando. Respeito e Paciência com o tempo e execução do movimento do outro. Adaptabilidade do ritmo individual ao coletivo. Alegria na realização do Jogo-dança e na construção do brinquedo que estimula e auxilia na superação de limites.
 Recursos:  Espaço amplo ( vazio ), onde os grupos possam brincar com o Vai e Vem e também formar um grande círculo para dançar. Garrafas PET Argolas coloridas Corda de nylon Fita durex colorida Número de Participantes:  O número de participantes pode variar de 8 a 40, dependendo do espaço físico.
 Duração:  Serão necessários 20 minutos para a confecção do brinquedo e 30 minutos para a dinâmica.
Descrição:  Dinâmica para formação de duplas:

 1.Cartões com palavras em pares:
 Os cartões são espalhados pelo chão, bem separados um do outro e com a palavra escrita virada para baixo. Ao som da música apresentada o grupo caminha por entre os cartões observando a melodia e o movimento rítmico sugerido pela mesma. Ao sinal combinado, cada um pega o cartão que está mais próximo de si, continua caminhando e mostrando a palavra para o grupo, para que os pares se formem juntando-se as duplas que tiverem cartões com palavras iguais.

 2.Construção e decoração do brinquedo – Vai e Vem Cortar as garrafas aproximadamente 17cm a partir do gargalo. Unir as duas partes do gargalo encaixando-as uma por dentro da outra Passar as duas cordas de nylon pelos gargalos Amarrar em cada extremidade das cordas de nylon uma argola plástica Decorar com fita durex colorida 

3 comentários:

  1. Gostei muito da atividade e a fundamentação teórica! Será muito útil para as professoras da SRM !!!

    ResponderExcluir
  2. Cícera, excelente sugestão, pois de acordo com a descrição de Elan sobre sua aprendizagem ele necessita dessa estimulação "o lúdico" e a partir desta desenvolver habilidades necessárias á aprendizagem e crescimento pessoal e social.

    ResponderExcluir
  3. O lúdico oferece possibilidades para o desenvolvimento do aprendizado da criança com Deficiência Intelectual. É através da manipulação dos objetos que as mesmas conseguem explorar o mundo exterior. O professor da sala de aula comum e SRM, precisam criar atividades que permita a inclusão dessa criança no contexto educacional.
    Sua postagem ficou ótima!


    ResponderExcluir