Disciplina: DMU
Aluna: Cícera Damiana Braga
Aspectos Importantes sobre a
Surdocegueira e Deficiência Múltipla
De acordo com as leituras feitas,
a Surdocegueira é uma terminologia adotada mundialmente para se referir a
pessoas que tem perdas visuais e auditivas concomitantes em graus diferentes. Ela pode ser: total (com
ausência total de visão e audição ),Com surdez profunda associada com resíduo visual,
Com surdez moderada associada com resíduo visual, Com surdez moderada ou leve
com cegueira, Com perdas leves, tanto auditivas quanto visuais.
Já a Deficiência Múltipla é
definida como uma associação de duas deficiências ou mais. Ela pode ocorrer da
seguinte forma:
*Física e Psíquica
*Sensorial e Psíquica
*Sensorial e Física
*Física, Psíquica e Sensorial.
A pessoa que nasce com
surdocegueira ou que fica surdocega não recebe as informações sobre o que está
a sua volta de maneira fidedigna, ela precisa de mediação de comunicação para
poder receber, interpretar e conhecer o que lhe cerca. A pessoa com
surdocegueira tem um conhecimento do mundo, pelo uso dos canais sensoriais.
Já na Deficiência Múltipla, essas
informações muitas vezes não chegam para a pessoa de forma fidedigna, mas ela
sempre terá o apoio de um dos canais distantes(visão e ou audição) como ponto
de partida, e serão responsáveis pela maioria do conhecimento que vamos
adquirindo ao longo da vida.
As pessoas com surdocegueira e
com deficiência múltipla, que não apresentam graves problemas motores, precisam
aprender a usar as duas mãos.
Mesmo quando a deficiência não é
na área intelectual, todo trabalho com o aluno com deficiência múltipla e com
surdocegueira implica em constante interação com o meio em que vive.
Para se trabalhar com a pessoa
com surdocegueira e com deficiência múltipla, a estratégia de ensino é a “comunicação”,
que ode ser receptiva e expressiva. A comunicação receptiva ocorre quando
alguém recebe e processa a informação dada por meio de uma fonte e
forma(escrita,fala,Libras e etc.).Na comunicação expressiva, requer que um
comunicador(pessoa que comunica)passe a informação para outra pessoa. Pode ser
realizada por meio do uso de objetos, gestos movimentos
corporais,fala,escrita,figuras,e muitas outras variações.
Os recursos serão indispensáveis
para a aquisição da linguagem estruturada no
Registro simbólico, tanto verbal
quanto em outros registros.
As estratégias para se trabalhar
com a pessoa com surdocegueira e com deficiência múltipla são: Caixas de
antecipação, Calendários e Objetos de referência.
As caixas de antecipação devem
ser utilizadas com crianças que ainda não têm nenhum sistema formal de
comunicação.
Os calendários são instrumentos
que favorecem o desenvolvimento da noção de tempo e que ajudam os alunos a
estabelecer e compreender rotinas.
Os objetos de referência têm
significados especiais, os quais podem substituir a palavra.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
IKONOMIDIS, Vula Maria Apostila
sobre “Deficiência Múltipla Sensorial”,2010 sem publicar.
ROWLAND, C.
&Schweighert,P.(1989).Símbolos tangíveis: Comunicação simbólica para
indivíduos com deficiências multissensoriais.
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