terça-feira, 6 de maio de 2014

ASPECTOS IMPORTANTES SOBRE A SURDOCEGUEIRA E DEFICIÊNCIA MÚTIPLAI

Universidade Federal Do Ceará
Disciplina: DMU       
Aluna: Cícera Damiana Braga
Aspectos Importantes sobre a Surdocegueira e Deficiência Múltipla
De acordo com as leituras feitas, a Surdocegueira é uma terminologia adotada mundialmente para se referir a pessoas que tem perdas visuais e auditivas concomitantes  em graus diferentes. Ela pode ser: total (com ausência total de visão e audição ),Com surdez profunda associada com resíduo visual, Com surdez moderada associada com resíduo visual, Com surdez moderada ou leve com cegueira, Com perdas leves, tanto auditivas quanto visuais.
Já a Deficiência Múltipla é definida como uma associação de duas deficiências ou mais. Ela pode ocorrer da seguinte forma:
*Física e Psíquica
*Sensorial e Psíquica
*Sensorial e Física
*Física, Psíquica e Sensorial. 
A pessoa que nasce com surdocegueira ou que fica surdocega não recebe as informações sobre o que está a sua volta de maneira fidedigna, ela precisa de mediação de comunicação para poder receber, interpretar e conhecer o que lhe cerca. A pessoa com surdocegueira tem um conhecimento do mundo, pelo uso dos canais sensoriais.
Já na Deficiência Múltipla, essas informações muitas vezes não chegam para a pessoa de forma fidedigna, mas ela sempre terá o apoio de um dos canais distantes(visão e ou audição) como ponto de partida, e serão responsáveis pela maioria do conhecimento que vamos adquirindo ao longo da vida.
As pessoas com surdocegueira e com deficiência múltipla, que não apresentam graves problemas motores, precisam aprender a usar as duas  mãos.
Mesmo quando a deficiência não é na área intelectual, todo trabalho com o aluno com deficiência múltipla e com surdocegueira implica em constante interação com o meio em que vive.
Para se trabalhar com a pessoa com surdocegueira e com deficiência múltipla, a estratégia de ensino é a “comunicação”, que ode ser receptiva e expressiva. A comunicação receptiva ocorre quando alguém recebe e processa a informação dada por meio de uma fonte e forma(escrita,fala,Libras e etc.).Na comunicação expressiva, requer que um comunicador(pessoa que comunica)passe a informação para outra pessoa. Pode ser realizada por meio do uso de objetos, gestos movimentos corporais,fala,escrita,figuras,e muitas outras variações.
Os recursos serão indispensáveis para a aquisição da linguagem estruturada no
Registro simbólico, tanto verbal quanto em outros registros.
As estratégias para se trabalhar com a pessoa com surdocegueira e com deficiência múltipla são: Caixas de antecipação, Calendários e Objetos de referência.
As caixas de antecipação devem ser utilizadas com crianças que ainda não têm nenhum sistema formal de comunicação.
Os calendários são instrumentos que favorecem o desenvolvimento da noção de tempo e que ajudam os alunos a estabelecer e compreender rotinas.
Os objetos de referência têm significados especiais, os quais podem substituir a palavra.  

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
IKONOMIDIS, Vula Maria Apostila sobre “Deficiência Múltipla Sensorial”,2010 sem publicar.

ROWLAND, C. &Schweighert,P.(1989).Símbolos tangíveis: Comunicação simbólica para indivíduos com deficiências multissensoriais.                    

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