O Autismo e a música
A organização do trabalho pedagógico permite ao aluno com Autismo,
o desenvolvimento social e sua participação dentro do contexto escolar. Por
isso, o professor deve utilizar diversas estratégias para que esse aluno
desenvolva sua aprendizagem.
A música é uma ótima oportunidade para trabalhar as
deficiências físicas, intelectuais, sociais ou emocionais. Vai permitir o
desenvolvimento da comunicação, do relacionamento, da expressão corporal, da
organização física, e mental. A música estimula a aprendizagem e é também
relaxante.
A música pode ser trabalhada dentro da sala de AEE, na sala
de aula comum, nas aulas de arte e de Educação Física.
Descrição da atividade:
A letra
da música ou cantiga de roda deve ser digitada em folhas soltas na sequência da
música, contendo imagem referente ao que fala a letra da música.
As
músicas podem ficar dispostas numa pasta sanfonada e fora da pasta ficar as
fotos identificando cada música que contém na pasta. Com o tempo, a criança
poderá escolher que música deseja cantar ou ouvir. Assim, a criança
compreenderá que a música tem um tempo e uma sequência.
O aluno
também poderá utilizar instrumentos musicais para trabalhar a questão temporal
e o ritmo.
O
professor de AEE pode desenvolver a comunicação do aluno com autismo através da
atividade acima, bem como a expressão corporal e o cognitivo.
Trabalhar com musicalidade é uma fonte de inspiração e diversão. Permite um ensino-aprendizagem significativo.
ResponderExcluirParabéns!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOlá, Cícera, achei muito legal a atividade através da música pois nos faz relaxar e educar, desenvolvendo a audição com a música de qualidade. A música pode ser transformada numa poderosa ferramenta de aprendizagem. Parabéns!
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